FERNANDA tavares
Missão: apresentadora

Os traços fortes e o olhar expressivo já renderam a Fernanda Tavares dez anos de carreira como modelo internacional das mais requisitadas. Ela tem o segundo maior faturamento anual entre as tops brasileiras, atrás apenas de Gisele Bündchen, e agora dá seus primeiros passos como apresentadora de televisão no comando do programa semanal “Missão MTV”, falando – é claro! – sobre o que mais entende: moda.

Sem disponibilidade para mais nada na agenda, Fernanda tem um projeto guardado na gaveta: fazer curso de fotografia e se dedicar à profissão. “Não tem nada a ver com moda!
Quero viajar pelo mundo e tirar fotos da
natureza, de bichos, de diferentes paisagens... Só que não consigo programar isso ainda. Por enquanto, é só um sonho!”

Também sobra vontade para praticar esportes, mas achar tempo continua sendo o problema.
“Eu bem que tentei! Fiz matrícula numa
academia de Nova York e minha mãe dizia que era bobagem, porque eu não paro lá e em nenhum outro lugar. Acreditei que, tendo pago um pacote, eu iria me comprometer a ir...
Não adianta! Se juntar tudo, durante um ano eu fui à academia 12 vezes, uma vez por mês. Queria dançar e fazer exercícios aeróbicos.
Adoro jazz porque faz bem para o corpo e
para a alma. Também gostei quando experimentei a capoeira.”
Quando está de férias em sua cidade, Natal, Fernanda consegue fazer caminhadas e hidroginástica todos os dias. “Tá vendo? Não é preguiça, mas absoluta falta de tempo… Já quando estou em Nova York, não tem coisa mais gostosa do que pedalar ou patinar no Central Park. É uma delícia no verão e na primavera!”

 

"Quando estou em Nova York, não tem coisa mais gostosa
do que pedalar ou patinar no Central Park."

Ao longo de dez anos de carreira, desfiles e poses para os mais importantes estilistas e fotógrafos do mundo, sempre foram muitas as comparações e apostas de que Fernanda seria a futura substituta de Gisele Bündchen, mas isso ela nunca levou a sério: “A história de ser a substituta é a maior bobagem! Cada uma tem o seu estilo. Eu não vou tirar o lugar dela e ninguém vai pegar o meu.”
Fernanda iniciou a carreira aos 13 anos, no Rio Grande do Norte, onde nasceu. Logo, mudou-se para São Paulo e mais rápido ainda surgiram os primeiros convites para trabalhar no exterior.
Passaram-se dez anos, Fernanda já conquistou sua independência financeira, mas conta que ainda não pensa em parar: "Pretendo ser uma Isabella Rossellini que prosseguiu com campanhas de maquiagem até os 40 e tantos anos." Recentemente, Fernanda fez o filme publicitário das sandálias Havaianas, do carro Citroën C3 e fotografou para os catálogos das marcas Gianni Versace e
Ocimar Versolato.

MISSÃO MTV

Desde julho, Fernanda comanda o “Missão MTV”, transmitido todas as segundas-feiras, a partir das 22h (com reprises diárias de sexta a terça-feira). “Meu trabalho como modelo na Europa segue de vento em polpa e eu ainda moro em Nova York, mas agora fico no Brasil uma semana por mês para gravar.
Entrei de cabeça no programa e adorei! Não fazia parte dos meus planos, mas agarrei com todas as forças. Estou em fase de teste comigo mesma para ver no que vai dar. O que se planta hoje é o que se colhe amanhã. Um trabalho bem feito no presente vai me projetar e me encaminhar posteriormente.”
O “Missão MTV”, claro, é sobre moda e, na posição de apresentadora, Fernanda orienta de uma forma divertida os participantes para que eles tenham um look moderno independentemente do estilo de cada um. “Não sou estilista pra saber detalhes sobre o corte do tecido etc.,
mas existem coisas que eu conheço bem de tanto ver... pelo menos, o que é mais legal ou o que está muito errado eu sei! Minha missão é criticar com humor e leveza. É olhar e ver que a botinha da pessoa está horrorosa e que está na hora de comprar uma nova, mais moderna.”
Desde o começo, a maior preocupação da modelo foi deixar o “Missão MTV” com a sua cara. Em frente às câmeras, ela procura transmitir o máximo de naturalidade possível.
“Tenho esse cuidado porque não sou jornalista, nunca fui apresentadora antes. Se tentasse fingir alguma coisa, ficaria muito evidente. Às vezes, ainda penso ‘vou ser mais profissional e deixar de ser um pouco eu mesma‘, mas desisto porque
o retorno dos telespectadores é de que estão adorando o ‘Missão’ e de que o programa tem tudo a ver comigo.”

Jogo Rápido

Fernanda Carolina Gomes Tavares

Idade: 23
Peso: 58 kg
Altura: 1,79m
Tênis: Gosto de modelos bem macios, do tipo usado para praticar tae kwon do.
Vida profissional: Uma correria, mas adoro.
Vida pessoal: Também uma loucura.
Hobby: Deitar na rede, em Natal, e ler um bom livro.
Mania: Roer as unhas.
Estilo de roupa: Casual confortável, mas com uma certa elegância ao mesmo tempo.
Alimentação: Passo muito tempo sem comer. Ontem mesmo, fiz minha primeira refeição às dez horas da noite, em casa. Até aquela hora, só tinha bebido um
copo de café com leite pela manhã. A história muda quando minha mãe está comigo. Aí, tem saladinha e tudo que é saudável.
Para manter o peso: O segredo é não comprar. Na minha casa não tem nada na geladeira. Só água, iogurte – que nunca falta –, leite e um suquinho de limão.
Modelo: Gisele Bündchen
Mulher bonita: Brooke Shields
Homem bonito: Johnny Deep. Sinceramente, beleza é um requisito básico… E aí vai um conselho que também é básico para os leitores homens: sejam mais românticos, façam surpresas para as mulheres e não precisa ser só no aniversário...
Qualidade: Tento ser pontual.
Sonho de consumo: Não sou muito materialista, mas acho que uma fazendinha para curtir com a família.
Lugar: Qualquer um em que eu esteja com as pessoas que amo.
Balada: Não sou muito de sair, adoro ficar em casa.
Se passo muito tempo fora, sinto falta da minha cozinha, das minhas fotos, do meu quarto e de arrumar a minha casa.
Frase: Sempre penso que preciso decorar isso antes para chegar na hora e falar uma bem legal. Preciso pensar... vou pesquisar nos livros.